Crescer e Vencer: Como o Processo Seletivo para Microempreendedores funciona?

O Crescer e Vencer é um processo seletivo para microempreendedores do Distrito Federal e do município de São Paulo e região metropolitana que tem o objetivo de capacitá-los para que desenvolvam a gestão de seus negócios, bem como a sua saúde financeira. Além da capacitação, o empreendedor terá acesso a outros benefícios para seu negócio, como: mentoria, acesso à aplicativo de pagamento via telefone (caso tenha interesse), acesso à microcrédito (caso tenha interesse) e até mesmo investimento em forma de equipamentos, materiais e ferramentas para aplicar diretamente na melhoria de seus negócios.


Quem pode participar?

Empreendedores que se encaixam nos seguintes critérios:


  • Ter um negócio em funcionamento (formalizado ou não formalizado), no Distrito Federal ou no município de São Paulo /Região Metropolitana;
  • Ter acima de 18 anos;
  • Ter renda pessoal de até 3 salários mínimos.

Caso o empreendimento seja coletivo, será necessário escolher um representante, e a inscrição válida será a primeira enviada.

Para saber mais sobre o perfil dos participantes, leia o Regulamento.


O Processo tem início em novembro de 2015 e termina no mês de setembro de 2016 e se dará em duas grandes etapas:

Etapa em que os microempreendedores se inscrevem no site, preenchendo todos os campos do formulário de inscrição. Serão aceitas as inscrições enviadas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 03 de dezembro de 2015. Receberemos as primeiras 150 (cento e cinquenta) inscrições para avaliação, após esse número, as inscrições serão encaminhadas para uma lista de espera, podendo ou não ser avaliados posteriormente, caso haja alguma desistência. A ficha de inscrição fornecerá as informações necessárias para que Comitê de Avaliação possa conhecer o empreendedor, sua história e a do seu negócio para que possa avaliá-lo.

Serão selecionados 80 (oitenta) microempreendedores em cada região para participar da capacitação da Aliança Empreendedora em gestão de negócios e saúde financeira. A lista de selecionados será comunicada nesse site, e os selecionados serão informados via telefone e e-mail.

As capacitações acontecerão nas datas: 08 e 09 de março de 2016, 15 e 16 de março de 2016 e 22 e 23 de março de 2016, nos seguintes endereços:

São Paulo: Serasa Experian - Rua Antônio Carlos, 434, Bairro Cerqueira César – próximo à estação verde de metrô Consolação.
Distrito Federal: SEPN 707/907 - Campus do UniCEUB - Asa Norte - Brasília - DF - CEP 70790-075.

Todos os microempreendedores selecionados na primeira fase e que concluírem as capacitações, receberão um certificado de conclusão do curso e terão a chance de se inscrever num segundo processo seletivo para conquistar outros benefícios para seus negócios. Essa inscrição será comunicada em hora oportuna aos participantes do curso, e se dará na forma de um Plano de Melhoria para o negócio no valor de R$3.500,00 a ser enviado pelo empreendedor, dizendo quais recursos e matérias-primas precisam para que os seus negócios se desenvolvam, bem como quais resultados pretendem atingir utilizando este recurso.



Os Planos de Melhoria serão avaliados pela Comissão Avaliadora, que selecionará 4 (quatro) microempreendedores, 2 (dois) de cada região atendida, a serem conhecidos no dia 17 de junho de 2016.

Leia o regulamento para saber mais sobre cada uma das etapas.


Benefícios para os empreendedores em cada etapa do processo seletivo

Etapa 1:

Os 160 (cento e sessenta) empreendedores receberão:
  • Capacitação em gestão de negócios e saúde financeira
  • Acesso gratuito a uma rede de mentores que ajudarão o empreendedor a melhorar saúde financeira do negócio.
  • Acesso gratuito a um aplicativo de celular para pagamentos, recebimentos, saques de dinheiro e gestão financeira, sem a necessidade de conta em banco, inédito no Brasil (caso seja do interesse do empreendedor);
  • Acesso à microcrédito produtivo e orientado (caso seja do interesse do empreendedor).

  • Etapa 2:

  • Os 4 (quatro) empreendedores receberão:
  • R$3.500 em compra de equipamentos e/ou insumos para ser investido diretamente no negócio, conforme solicitado no plano de melhoria;

  • 1 Smartphone;

  • Terão seus negócios divulgados via assessoria de imprensa da Aliança Empreendedora;
  • Leia o regulamento para saber mais sobre os benefícios.



Inscrições Encerradas!

Já saíram os horários dos selecionados para a capacitação da 1a etapa!

Confira os selecionados


Calendário


Regulamento

Confira o regulamento completo do “Crescer e Vencer” Processo Seletivo para Microempreendedores clicando no botão abaixo:

VER REGULAMENTO CRESCER E VENCER

Perguntas Frequentes

Irá aparecer uma caixa de texto na sua tela informando sobre o sucesso na efetivação da sua inscrição. Além disso, você irá receber um aviso automático no seu e-mail de cadastrado, confirmando a sua inscrição. Esse aviso é a garantia de que seu nome já integra o Processo Seletivo.
Infelizmente não. Após o envio final da inscrição os dados não podem mais ser alterados ou editados, pois seu formulário já é automaticamente direcionado para o sistema de avaliação. Por conta disso, revise sua inscrição antes do envio.
Todas as informações de preenchimento são obrigatório. É muito importante que o formulário seja completamente preenchido. São apenas por meio dessas informações, apresentadas por você, que os avaliadores terão condições de avaliar você e o seu negócio. Por isso, o ideal é fazer a inscrição em um momento tranquilo, separar um tempo apenas para isso. Assim você garante que não irá esquecer nenhum dado importante.
Em caso de erro entre em contato com nossa equipe por meio do e-mail suporte@aliancaempreendedora.org.br, informando quais são os problemas que você tem encontrado e te ajudaremos a resolver. A nossa equipe irá te dar um retorno por e-mail em um prazo de 48horas (2 dias).
A avaliação das inscrições irá ocorrer após o fim do período de inscrições, e será feita por uma banca avaliadora composta pela equipe de especialistas da Aliança Empreendedora e da Serasa Experian. Cada um dos 150 primeiros formulários inscritos válidos em cada cidade será avaliado por no mínimo duas e no máximo três pessoas diferentes. Após isso, será feita uma nota média a partir das avaliações. Os 80 primeiros colocados de cada uma das duas cidades serão os selecionados para o curso, totalizando 160 participantes.
Todos os microempreendedores selecionados serão comunicados individualmente, via e-mail e telefone, para que confirmem sua participação no Crescer e Vencer: Processo Seletivo Para Microempreendedores. Além disso, uma listagem completa com os 80 selecionados por região será publicada no site. Após o contato e confirmação de participação, os selecionados irão receber todas as informações referentes aos benefícios dessa segunda etapa.


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